Olá querido leitor! tudo bem?
Espero que sim!
Neste artigo quero compartilhar contigo 6 estratégias para usar o WhatsApp como uma poderosa ferramenta de Marketing Digital para o seu negócio. Aqui vou te mostrar algumas das principais funcionalidades mais eficazes.
Usar o WhatsApp como uma das ferramentas de Marketing para o seu negócio, pode aumentar as suas vendas de forma significativa.
Posso afirmar inclusive que eu mesma fiz alguns testes e a taxa de abertura é tão alta, ficando acima inclusive do próprio e-mail Marketing (que é uma das ferramentas de marketing digital que eu considero mais Top e importantíssima do marketing digital. ( falo sobre isso neste artigo aqui)
O WhatsAPP é um aplicativo que comumente é utilizado para conversar com os amigos, compartilhar fotos em grupos diversos, publicar no status… e ainda funciona como uma extraordinária ferramenta para os negócios e vendas.
Este App é uma ferramenta tão incrível para os negócios, que é por isso que foi criada há alguns anos a versão WhatsApp Business.
Bora lá então?!
Índice do Conteúdo
- 1 Estratégia 1 - Use o WhatsApp Business
- 2 Estratégia 2 – Use e Abuse do WhatsApp Web
- 3 Estratégia 3 – Trate seu cliente como único, crie relacionamento e peça permissão para enviar mensagens.
- 4 Estratégia 04 - Utilize o Status do WhatsApp compartilhando conteúdo de valor ou/e os bastidores do seu negócio.
- 5 Estratégia 5 – Utilize Listas de Transmissão
- 6 Estratégia 6 – Divulgue o link do seu WhatsApp e não e número! (Essa dica é de ouro)
- 7 Conclusão
Estratégia 1 - Use o WhatsApp Business
Como falei na introdução deste artigo, a ferramenta funciona tão bem para negócios que foi criada a função Business.
A versão Business oferece muito mais funcionalidades do que o whats app comum. Por isso ele irá te ajudar muito mais!
Vale lembrar que para usar esta função será necessário baixar a versão business no celular.
Vou listar abaixo algumas aplicabilidades desta versão para que você entenda:
- É possível passar mais segurança aos seus clientes pois os mesmos conseguem saber que estão falando com uma empresa;
- Você consegue automatizar mensagens. Assim, você conseguirá trabalhar de forma escalável “dando atenção” na mesma hora que o cliente mandar a mensagem;
- Você poderá mensurar a quantidade de mensagens recebidas, enviadas, entregues e lidas;
- Possibilidade de registrar um número de telefone fixo;
- Você pode colocar todas as informações de sua empresa como: nome, tipo de serviço, horário de funcionamento;
- Possibilidade de colocar links que direcionam seu cliente para o seu site ou para o seu instagram.
Vale lembrar que é importante você ter uma estrutura com vários pilares. (neste artigo aqui falo mais sobre isso). E o whatsUpp Bussines é mais um pilar bacana que caso seja o seu desejo e ideal para o seu modelo de negócio, você poderá interligar todas os demais pilares.
Estratégia 2 – Use e Abuse do WhatsApp Web
O WhatsApp Web é uma função incrível do seu WhatsApp, na qual é possível você acessar seu aplicativo de mensagens pelo computador agilizando assim, a digitação de mensagens.
Para ter acesso ao WhatsApp Web, você precisa estar com o seu celular e computador conectados à internet.
Além disso você precisa selecionar a opção “WhatsApp Web”, em seu celular, e aproximar o aparelho do computador para escanear o QR Code. Esse código que vai permitir o acesso do APP pelo computador.
Usando o WhatsApp Web é possível que você acesse rapidamente outros pilares do seu negócio e, ao mesmo tempo, mantém a conversa com os seus clientes tudo pelo computador.
Também poderá acessar o WhatsApp pelo aparelho celular enquanto outra pessoa da sua equipe (se você tiver uma! não é o meu caso pois faço tudo sozinha por enquanto! rs.. ) usa o computador, para assim agilizar o atendimento ao cliente. Pois ninguém gosta de ficar esperando. Não é mesmo?
Estratégia 3 – Trate seu cliente como único, crie relacionamento e peça permissão para enviar mensagens.
Essa dica é extremamente valiosa. Uma vez que se a pessoa não permitiu que você entre em contato com ela, você se tornará evasivo e se caso essa pessoa não te bloquear (por educação, rsrs), ela simplesmente passará a ignorar as mensagens que você manda para ela. Ela pode até visualizar as suas mensagens, mas visualizar sem ler ou entender a mensagem que você gostaria de passar realmente não te trará retorno nenhum.
Isso porque, dessa maneira, ao invés de conquistar o seu público, você poderá irritá-lo e perder, qualquer chance que você teria de fazer alguma venda.
Então, apesar de você automatizar ter uma magnifica ferramenta, a sua disposição, é importante que não perca a “pessoalidade” na hora de tratar seu cliente. Trate-o como único e se relaciona acima de tudo.
Estratégia 04 - Utilize o Status do WhatsApp compartilhando conteúdo de valor ou/e os bastidores do seu negócio.
O status do WhatsApp é uma publicação “fica rodando” durante 24 horas e pode ser visualizada por alguns segundinhos.
O legal é que é bem “instantâneo” e quem visualiza normalmente sempre fica com a imprensão que esta vendo uma novidade!E de fato está! E se tem algo que atrai atenção é novidade! Rsrs..
Você pode aproveitar o status do WhatsApp para publicar conteúdo que chame atenção do seu cliente, conteúdo de valor (aquele conteudo que agrega conhecimento e ajuda a sua audiência a conhecer mais determinado assunto), bastidores (de coisas que estão sendo preparadas para o seu negócio), que apenas quem tem o seu contato poderá visualizar, TOP promoções relâmpago ou um produto em lançamento que está sendo aguardado.
Através do status do WhatsApp, você poderá alcançar as pessoas que salvaram o seu número e que, por isso, podem visualizar o que você publica em seu status.
Estratégia 5 – Utilize Listas de Transmissão
Com listas de transmissões você consegue atingir muitas pessoas em um curto período de tempo. De forma rápida e simples.
A mensagem pode ser mandada de forma conjunta e você pode programar para que apenas você mande as mensagens. Assim esse “grupo” não se torna um grupo obsoleto com um monte de mensagens de “bom dia” ou auto ajuda (o que eu particularmente não tenho nada contra, inclusive participo de grupos assim), mas esse não é o objetivo da lista criada certo?
É importante se atentar quando for escrever a mensagem da lista de transmissão, muitos clientes não gostam de ser tratados “em geral”, gostam de se sentir únicos, por isso, é importante mandar mensagens que todos vão ler e ter a impressão que foi direcionada para uma pessoa. Evite termos como “galera, pessoal, etc” – Termos que tratam pessoas no geral.
Isso vai fazer e experiencia do cliente ser melhor com relação a sua empresa, e mesmo sendo algo bobo, suas chances de efetuar uma venda, irão aumentar.
Estratégia 6 – Divulgue o link do seu WhatsApp e não e número! (Essa dica é de ouro)
Você sabe criar um link para o WhatsApp?
Essa é uma maneira de fazer com que o cliente entre em contato contigo de forma muito mais rápida. Sem que ele precise necessariamente salvar o seu número. O cliente precisa apenas clicar no link e esse link direciona diretamente para uma conversa contigo. Sucesso né?!
Vale avaliar se a estratégia é interessante para você”. Uma vez que o quanto mais fácil possível o cliente falar contigo, melhor será a experiência dele contigo e mais chances você terá de completar uma venda.
Para criar um link você precisa:
1 – Copiar o link abaixo e cole em seu navegador;
http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000
2 – Os Zeros devem ser substituídos pelo DDD da sua cidade (no caso de São Paulo é 11 + o 9 (se houver) + o numero do telefone que você deseja divulgar).
3 – Depois disso o link é exatamente este. Porém estará muito grande para ser divulgado deste maneira.
O link grande assim as pessoas terão medo de clicar(rsrs), achando que é vírus. Então recomendo fortemente que encurte o link no qual irá divulgar.
4 – Para encurtar o link você deverá entrar no site: https://bitly.com/
Você deverá colar o link que te ensinei a fazer em “encurte seu link” em seguida clique no botão azul “encurtar”
5 – Prontinho! Seu link está pronto e “agradável” o suficiente para ser divulgado! Apenas copie e cole onde quiser veicular.
Estratégia 6.1 Ideias Extras para divulgar o seu link de WhatsAPP
Você pode divulgar o seu o link do seu número do WhatsApp em diversos locais.
O que não falta são ideias! Vale ser criativo também nesta hora.
Você pode colocar o link do seu número do WhatsApp em seu blog, na sua página do Faceboook, em seu Instagram!
Assim quando o cliente quiser falar diretamente com você, basta clicar no seu link, em vez de digitar o seu número de celular. Será um passo a menos para o seu cliente. Vale lembrar que quanto mais facilitar a vida dele, melhor!
Você pode criar anúncios com o botão de chamada para ação direcionando para o seu link do WhatsApp (caso você trabalhe com anúncios no Facebook /Instagram).
Você pode colocar o link do WhatsApp da sua empresa por exemplo na descrição dos vídeos do seu canal do YouTube.
Aproveito para te convidar a continuar navegando no blog onde este artigo, “5 truques infalíveis para ser um vendedor Fantástico de qualquer produto ou serviço“,– Complementa ainda mais este artigo aqui que vc está lendo!
Conclusão
Ter todas essas informações são bacanas, porém é fundamental, colocar as estratégias em prática!
Espero que eu tenha te ajudado com essas ideias. E que possa avaliar se será pertinente usar no seu modelo de negócio. Principalmente pessoas que trabalham no meio varejista.
Fique com Deus! E até o próximo post!
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