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O Efeito das Cores no Comportamento Humano - Como Usar para Vender Mais na Internet.
O Efeito das Cores no Comportamento Humano – Como Usar para Vender Mais na Internet.

Olá leitor! Espero que esteja bem?! 

Fico feliz em ter você por aqui! Espero que este artigo te ajude na sua jornada e que leia até o final! 

Hoje trarei aqui um assunto um assunto que a principio, parece ser bobo, mas envolve muitos estudos e é bem mais complexo do que parece! O efeito das cores no comportamento humano – Como aplicar ao Marketing da sua empresa para vender Mais?

Você sabia que muitas marcas famosas no mundo inteiro utilizam a  psicologia das cores e aplicam essa psicologia ao seu Markentig?

Se você quer aprender essa técnica e descobrir como você pode utilizar as cores para  aumentar a sua taxa de conversão então te convido a ficar até o final deste artigo! bora lá?!

Neste artigo, você vai entender como as cores influenciam os consumidores e como você pode utilizá-las para produzir uma emoção agradável para quem vê a sua marca!

Pode parecer uma coisa boba, mas essa técnica envolve muitos estudos e é mais complexa do que parece.

O que é a psicologia das cores no marketing?

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A psicologia das cores é o estudo de como as cores influenciam o comportamento humano.

Quando citamos a psicologia das cores no marketing estamos indicando a forma como o cérebro se comporta quando se depara com as cores, em informações visuais. Como por exemplo, se comportam quando se deparam com sites, emails,  posts,páginas, etc.

As cores e símbolos são importantes no nosso esquema de linguagem, para a maioria das
pessoas as cores despertam emoções ou sensações específicas.

De onde esse termo surgiu?

Em 1666, Isaac Newton descobriu as cores primárias. Isso aconteceu quando ele viu a luz branca ao passar por um prisma, separava em diversas cores.

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A mistura entre elas davam origem a cores secundárias. Essa descoberta inspirou o cientista alemão chamado Johann Wolfgang Von Goethe. Ele é o autor do livro Teoria das cores que foi escrito em 1810.
Então, a partir de novos estudos chegou o termo “psicologia das cores”. A análise de uma
cor é percebida pelo ser humano

Importância da Cores para a Sua Estratégia de Marketing.

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A comunicação visual causa muito mais efeito no cliente, refere-se a um impacto rápido.
Com um texto, precisa-se que o consumidor se dedique o bastante para ler e interpretar a mensagem de forma correta. Isso pode levar alguns minutinhos para acontecer, já a imagem causa emoções e sensações imediatas.
As imagens são extremamente importantes, mas as cores são ainda mais!
Sabendo o que significa cada uma delas, o sentimento que você quer causar no cliente vem diretamente, sendo secundário a necessidade do uso de palavras. Uma vez que você já causou o efeito e a sensação que queria na mente do cliente. 

Significado das cores e como aplica-las ao seu Marketing de acordo com a sensação que você deseja passar para seu cliente!

Azul

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O azul é uma das cores mais usadas. O estudo sobre a cor azul explica que é uma cor de confiança, profissionalismo, ordem e lealdade e consolidação. Por conta desses atributos, a cor azul é uma das cores mais usadas no marketing.
O azul também pode ser associado a sentimentos de serenidade e calma. 

Diversas vezes é descrito como pacífico, tranquilo, seguro e ordenado. Sua mensagem de confiança e serenidade é real.

Amarelo

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Amarelo é uma cor de aviso. Portanto, é constantemente usado para alertas e sinais de trânsito.

Pequenas frases para chamar atenção podem formar apenas um toque de ansiedade, outra vantagem do amarelo é que por ser tão brilhante pode realçar mesmo quando está em uma página com várias informações.

O amarelo pode transmitir sentimentos de otimismo, calor e clareza. 

Marcas que querem colocar um sorriso nos rostos dos clientes podem optar por amarelo.

Branco

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O branco é uma cor super neutra e corresponde a paz em todos os cantos do mundo, por esse motivo ela traz uma sensação super tranquila e harmoniosa.
Ela pode causar efeito de pureza e  nobreza também. 

Verde

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É a cor do meio ambiente, ecologia e natureza. Várias marcas e produtos que trabalham com o meio ambiente utilizam  o verde.
Algumas companhias de energia adotam o verde para transmitir o respeito pela natureza e pelo meio ambiente. O verde é bastante usado para transmitir calma, saúde, orgânico, crescimento, etc.

Laranja

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O laranja passa a sensação de juventude, entusiasmos, movimentação, diversão, vitalidade.  A cor laranja também pode ser usada como ação, excitação e competição. Marcas como Fanta, TNT e a Nick são exemplos claros que posso citar aqui! 

Vermelho

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O vermelho é uma cor super dominante, super apaixonante, excitante e urgente.

Com ela, é possível passar a mensagem de paixão, urgencia, dinamismo, força, agressividade, perigo, juventude, coragem, etc. Marcas como Coca-Cola, Red Bull ou Toyota são alguns exemplos. 

Roxo

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O roxo transmite uma sensação de sabedoria, criatividade, inovação e crescimento. 
É comum vê-la em agências de publicidade,  e empresas de tecnologia por exemplo. 

Cinza

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O cinza é outra cor neutra, que pode transmitir segurança, confiabilidade.
Pode passar a ideia de maturidade a autoridade também.  É comum notarmos esta cor também em empresas de tecnologia combine com outras cores, ajuda a transmitir uma ideia de modernidade e
inovação. 

Marrom

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O marrom segue um estilo mais sério mas também sofisticado. É uma cor elegante e
vinculada a um conceito mais rústico.
É super comum ser usada por empresas de design de interiores, assim consegue emitir um sentimento de organização e comprometimento.

Preto

preto 1024x1024 - O Efeito das Cores no Comportamento Humano - Como Usar para Vender Mais na Internet.

O preto transmite uma rápida sensação de elegância, sofisticação e força. Está
diretamente ligado ao poder.

Rosa

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O rosa traz um ar de delicadeza e inocência dependendo do seu tom.
É comum vê-lo em propagandas de produtos infantis, já o rosa mais escuro é relacionado à
modernidade. Ele transmite o poder de consumir inovações em produtos em serviços.

Preferência de cores por Idade

Segundo o estudo A Psicodinâmica das Cores Em Comunicação, feito pelo psicólogo
J.Bamz, a idade pode ser uma razão de influência na escolha das cores.
Em seu artigo ele proporciona uma tabela mostrando a preferência por grupo etário.

  • Vermelho: de 01 a 10 anos – idade da naturalidade e da efervescência.
  • Laranja: de 10 a 20 anos – idade da aventura, excitação, imaginação.
  • Amarelo: de 20 a 30 anos – idade da arrogância, força, potência.
  • Verde: de 30 a 40 anos – idade da diminuição do fogo juvenil.
  • Azul: de 40 a 50 anos – idade da inteligência e do pensamento.
  • Lilás: de 50 a 60 anos – idade da lei, do juízo e do misticismo.
  • Roxo: além dos 60 anos – idade da benevolência, do saber, da experiência.

Na maioria das vezes, a cor de preferência combina com a faixa etária do público-alvo de empresas no geral.
Quando não, convém com os valores que Bamz identifica como primordiais em cada faixa
etária em seu artigo.

Clique aqui para ler o artigo completo de Bamz!

Identificando padrões.

Eva Heller - O Efeito das Cores no Comportamento Humano - Como Usar para Vender Mais na Internet.

Quem colaborou decisivamente com isso foi a escitora  socióloga alemã Eva Heller. Suas pesquisas influenciam quem está trabalhando com cores.

Ela conseguiu identificar padrões que estão gravados em nossas memórias. E tudo está registrado em seu livro.
As fontes que abastecem ela são inúmeras, muitas informações que temos vem do contexto em que estamos adicionando a cada momento.

Livro que indico sobre o assunto

Conclusão!

Da mesma maneira que os costumes das pessoas estão sempre em movimento  sempre se renovando e inovando, a forma com que as pessoas se relacionam com as cores também passa por diversas mudanças e sofre influências culturais.

Portanto é importante entender como essas informações visuais são reconhecidas pela mente e estar por dentro das novidades em termos de design.

Na duvida, faça testes! sempre são bem vindos no marketing! 

Bom, eu vou ficando por aqui! 

Espero que tenha gostado do artigo de hoje e que tenha te ajudado na sua jornada empreendedora e que a partir dele, consiga edificar melhor a linha de cores que deseja seguir para sua marca! 

Um beijão! 

Fique com Deus e …

Até o próximo artigo! 



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