10 Segredos para Criação de Conteúdo

Olá leitor! Tudo bem contigo?

Espero que sim!

No artigo de hoje quero te ajudar com 10 segredos  simples e rápidos na criação de conteúdo para seu negócio se destacar ainda mais.

Se você  tem um negócio físico ou totalmente digital, e este negócio está nas redes sociais. Você necessariamente precisa alimentar essas redes com conteúdo.

Porém,  muitas vezes acontece de dar aquele branco. E ficamos sem ideias! Do que falar em um determinado momento. Não é mesmo? Eu te entendo pois acontece comigo também!

Trabalhar com o marketing de conteúdo vai muito além do que apenas publicar artigos no blog ou nas suas redes sociais. Por isso que dá aquele branco as vezes.

Há todo um processo de análise,  planejamento, estratégia  e execução por traz. Ou seja,  para aplicar as melhores estratégias para  criação de conteúdo de maneira eficiente é importante que você dedique tempo para planejar, executar e avaliar essas estratégias.

Eu entendo que a criação de conteúdo pode de consumir muito tempo, assim como consome o meu. Principalmente quando não temos  uma equipe dedicada que trabalha apenas na criação de nosso conteúdo interno.

Então vamos para os  10 passos rápidos para ajudar você a construir uma melhor estratégia de conteúdo para os seus projetos aqui na internet.

Estabeleça metas semanais com o marketing de conteúdo voltado para a realização dessas metas.

No começo da semana, já pense em tudo que você quer falar. Sugiro que separe umas duas horas de um dia para fazer esse planejamento semanal.

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Ter metas é um passo fundamental na escolha dos caminhos a serem tomados e depois, para o acompanhando o seu progresso.

2. Faça um calendário de publicações

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É importante criar um calendário da semana. Você pode fazer isso no próprio Excel, ou em um caderno mesmo.

Desenhe um calendário para que possa visualizar e em cada dia, o tema do conteúdo que gostaria de abordar naquele determinado dia.

Seu calendário de conteúdo precisa conter bem mais do que simples datas e títulos.

 Neste calendário você precisa  organizar o plano e as ações. Assim  você consegue evitar incluir posts  que não façam sentido para os objetivos do seu negócio.

3. Organize a produção de conteúdo

É importante que você organize cada etapa da sua produção de conteúdo.  A partir daí, quando estiver com muito trabalho e quase não estiver mais “dando conta”, veja se alguma etapa desse processo de criação pode ser terceirizado.

Não basta escrever por escrever. Tenha sempre ter um propósito e se certifique de está alinhado com seus objetivos.

4. Produza com antecedência

Quem nunca saiu correndo para produzir o conteúdo na hora que ele já tinha que ter subido para um determinado canal?(Youtube, instagram, facebook ou até mesmo para o blog) rsrs.. Confesso que já fiz isso.

Por isso, a dica é crie conteúdo antecipadamente, para sempre ter algo pronto para publicar

5. Conheça o público que você esta falando.

É necessário antes de mais nada saber com quem você está falando. Para que assim você consiga criar uma conexão com seu publico alvo.

Um  conteúdo  de qualidade é aquele que é produzido para um público específico.

Quando você quer atingir várias pessoas com perfis diferentes, pode ser que não consiga abordar tudo que todos procuram em um mesmo texto. E assim você terminará não atingindo ninguém.

Escute seu publico, veja as dúvidas mais comuns e use isso ao seu favor. Produza conteúdo baseado nas dores do seu publico.

É por isso que o primeiro passo que você deve tomar ao começar a escrever um texto é pensar exatamente para quem você está escrevendo aquilo. Dá o sucesso será garantido.

6 . Use alguma ferramenta de agendamento

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A ferramenta de agendamento que eu uso é o Estudio de Criação do próprio Facebook.

O site é o https://business.facebook.com

Por lá dá para agendar posts no feed e para o IGVT.

É uma dica muito simples mas ajuda muito pois no final, não precisamos ficar toda hora preocupado que naquele determinado dia e momento temos que subir um post.

Deixe agendado para a semana! E ganhe mais tempo para realizar outras tarefas como responder pessoalmente os directs (que é algo que não aconselho automatizar).

7 – Mude a Estratégia se necessário

Não tenha medo de mudar a sua estratégia no meio do caminho se ver que as coisas não estão funcionando.

O importante é sempre estarmos testando o que dá certo para nós.

Mudar a estratégia é completamente normal. Eu posso ser um exemplo claro de mudança de estratégia. Dá uma olhadinha no meu instagram! Como era a linha das minhas primeiras postagens!

Não ter medo é um fator super importante!

8. Estude Sempre!

Te aconselho sempre estudar. Estudar assuntos inclusive que não são do seu nicho. Isso abrirá mais sua mente e te dará sempre novas ideias! Leia livros, veja o que pessoas que falam sobre o assunto que você gostaria de falar fazem e que dá certo.

Sempre tenha mais do que uma pessoa ou referência em que você vai se espelhar.

Além de estudar, aconselho que aplique estratégias de marketing digital no seu negócio.

Um dos cursos que eu fiz e me ajudou muito a ter ideias para produzir conteudo de qualidade e ter ideias constantes foi o Fórmula Negócio Online. 

Deixarei o botão abaixo para caso tenha interesse em conhecer. Para você não custa nada a mais, para mim, adquirindo por esse botão, você me ajuda a continuar crescendo este blog aqui! 

9. Tenha Foco

È importante quando você estiver produzindo um conteúdo, focar exclusivamente nesta atividade.

Se possível, deixe sites fechados. Seu celular distante ou em modo silencioso para que não precise ficar parando ou tendo distrações.

Além de ganhar tempo, seu conteúdo sairá com muito mais qualidade!

10. Tente Evitar erros de português

Parece obvio, mas quanto mais você lê, mais você aprende a escrever.

Por isso, ler bastante é essencial para que você tenha menos chances de cometer algum erro de português.

É claro que algo pode passar! Não somos máquinas e estamos vulneráveis aos erros. 

Mas é importante não levarmos isso como sendo algo normal. 

Acredite ou não, erros de português podem prejudicar sua produção de conteúdo. Afinal, é difícil ler até o final um texto com muitos desvios gramaticais. Certo? Portanto, tente evitar!

11. (Segredo Bônus por que hoje eu estou inspirada! rsrs)
Revise sempre seu conteúdo

Antes de publicar qualquer conteúdo, é importante revisar tanto em questão te gramátical, links, assunto  e até mesmo as imagens que você usará para deixar seu sua mensagem mais atrativa.

Caso você trabalhe sozinho, uma dica importante é deixar a revisão para um dia depois que você escrever. Assim, você terá uma distância temporal entre o texto e a revisão, o que ajudará a perceber com mais facilidade as melhorias que você pode aplicar em seu conteúdo.

Caso seja possível é legal  ter outra alguém  para fazer essa parte, você pode pedir para essa pessoa ler seu texto e sugerir melhorias.

Pois uma visão diferente em seu texto pode te ajudar a enxergar melhorias que você não teria percebido sozinho.

Conclusão (mãos ao teclado!)

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Isso mesmo! Mão a obra não! Mãos ao teclado! Rsrs..

É isso, 10 dicas para construir uma estratégia de criação de conteúdo e te ajudar a se tornar um produtor de conteúdo de sucesso.

Eu vou ficando por aqui!  Espero que tenha gostado das dicas!

Fique com Deus!

E até o próximo artigo!

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