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Estratégias para Divulgar o seu Negócio! Conheça 25 categorias de Marketing e suas principais Características.
Estratégias para Divulgar o seu Negócio! Conheça 25 categorias de Marketing  e suas principais Características.

Olá leitor! Tudo bem?

Neste artigo você vai conhecer algumas das principais categorias de marketing, as estratégias de cada uma delas, e assim após uma reflexão, finalmente  decidir qual se adequa mais ao seu negócio!

O objetivo deste post é fazer você conhecer os tipos de marketing que mais combinam com os objetivos da sua empresa.  Pois isso está diretamente ligado ao sucesso dela.

 É importante ressaltar que, não adianta simplesmente aplicar um dos tipos de marketing aleatoriamente, sem considerar as particularidades do seu negócio e do seu público! È importante que você domine e entenda o seu público e objetivo.

Quanto mais eu penso sobre todos os diferentes “braços” de marketing, mais percebo a variedade de estratégias diferentes que temos para nos comunicar com o nosso público.

Para descobrir qual é a ideal para o seu negócio, elaborei este artigo.

Espero que goste!

Em palavras simples é a forma que as empresas promovem a sua marca através da internet.  A maior vantagem do Marketing digital é o seu alcance!

O Marketing Digital  é uma das mais populares categorias de marketing e todas as demais categorias podem ser usadas em conjunto com ele!

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Para que você entenda como o marketing digital é amplo, basta saber que ele está no Google, nas redes sociais, como o Facebook, o Instagram, o YouTube, está também nos aplicativos de mensagens, entre outras!

2 -Mobile Marketing

O mobile marketing nada mais é do que o marketing para dispositivos móveis (celulares).

Essa modalidade de marketing é uma extensão do marketing digital onde para vender um produto ou serviço, o mobile marketing se baseia na localização, utiliza jogos, aplicativos, banners em sites, etc.

3-Marketing de Proximidade

Essa categoria de marketing usa tecnologia de geolocalização para enviar mensagens para os dispositivos móveis de pessoas que estão perto a um estabelecimento.

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Caso as funções de wi-fi, dados móveis ou bluetooth da pessoa estejam ativados no momento que ela se aproxima da sua loja a pessoa recebe mensagens em seu celular com ofertas desse estabelecimento, mesmo que nem o conheça ainda. Porém é importante tomar cuidado pois o cliente pode se sentir invadido!

Para exemplificar ainda mais, podemos citar aqui as notificações do Wase. É bem comum quando estamos dirigindo, sermos impactados com a notificação de um determinado estabelecimento.

4- Remarketing

O Remarketing é a categoria de marketing que tem o objetivo de atrair pessoas que, de alguma forma, demonstraram interesse por um produto ou serviço.

Esse interesse pode ter sido demonstrado através do acesso ao site do produto, por ter abandonado o carrinho, por ter gerado um boleto, ou mesmo porque o usuário clicou no link do produto, para obter mais informações sobre ele.

O Remarketing  costuma provocar altas taxas de conversão de vendas, pois, com ele, o usuário o usuário fica com o produto na mente e isso faz com que ele volte no site para realizar  para realizar aquela compra.

5-Marketing Tradicional/Off-line

O Marketing tradicional é aquele famoso “arroz com feijão” básico que todo já mundo conhece!

Esse   Marketing tem o objetivo de realizar ações direcionadas para que o consumidor fique com determinada marca na cabeça, assim quando pensar em comprar, ele escolha por essa marca.

O marketing tradicional também é conhecido como marketing off-line, e suas estratégias podem ser combinadas o Marketing Digital

Normalmente o Maketing tradicional ultiliza meios de comunicação como:  Eventos (muito comum quando visitamos shoppings), propaganda em TV, rádio, jornal, revista, distribuição de brindes, panfletos, etc.

6- Marketing Social

Essa categoria de marketing tem como objetivo atenuar problemas sociais, ao invés de vender  um produto.

O marketing social está focado no bem-estar do público, portanto, “vende” ideias para gerar comportamentos positivos.

Alguns exemplos de marketing social são:

  • Doação de Cabelos (no famoso outubro rosa)
  • Doação de Sangue
  • Doação de alimentos
  • Cuidar do meio ambiente;
  • Proteger os animais;

Também faz parte do marketing social, trabalhar a mudança de comportamentos negativos.

Alguns exemplos, neste caso são:

  • Fazer xixi na rua (muito comum principalemente no carnaval)
  • Dirigir alcoolizado;
  • Fumar, usar drogas, etc.

7-Marketing Direto

Essa categoria de Marketing   é muito comum entre pequenos varejistas e até mesmo seus vendedores!

O marketing direto é o tipo de marketing em que você envia uma mensagem diretamente para o cliente em potencial, sem intermediários.

O e-mail marketing, as mensagens por aplicativos e a venda direta são exemplos de marketing direto.

Quando você envia um e-mail ou envia um catálogo de produtos, por exemplo, fala diretamente com o cliente específico, de forma direta.

O que torna essa categoria de Marketing bem efetiva!

8- Marketing Indireto

No marketing indireto as mensagens são passadas indiretamente para o cliente de forma sutil e não agressiva.

É um tipo de marketing menos invasivo e  sem contexto publicitário e, por isso, costuma gerar uma aceitação maior do cliente, muitas das vezes ele nem percebe!

Esse tipo de Marketing costuma gerar retorno a longo prazo pois depende de uma construção de reputação e valor com o cliente.

O marketing indireto tem como objetivo fixar uma marca na mente das pessoas, a fim de que, quando elas pensarem em comprar, lembrem dessa marca.

Uma das estratégias usadas é com ações de entrega de conteúdo de valor em conjunto com oferecimento de venda de forma muito leve.

9- Marketing de Relacionamento

Essa categoria de Marketing foca em manter uma proximidade e a pessoalidade com o cliente.

Ninguém gosta de falar com uma máquina. Tenha gente, falando com gente.

No marketing de relacionamento, o pós-venda é tão importante quanto atrair o cliente para realizar a primeira venda.

Portanto, você precisa investir em ações que gerem confiança e que criem um relacionamento próximo com o seu cliente (que precisa entender que você não o trata apenas como “mais um”), Cada cliente é uma pessoa única e especial.

10- Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é direcionado na criação de conteúdo relevante para o seu publico em concordância com o seu nicho de mercado! O seu conteúdo fornecido necessariamente precisa fornecer valor ao público-alvo. E através  do marketing de conteúdo você se tornará uma autoridade no seu nicho.

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Abaixo, vou listar algumas dicas para que você possa fornecer conteúdo de valor:  

  • Construção de Artigo para o seu blog;
  • E-book;
  • Tutorial;
  • Infográfico;
  • Fornecer Check lists que ajude seu publico alvi
  • Vídeo; etc

11- E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma poderosa e excelente  ferramenta para entregar conteúdo, de maneira efetiva e segmentada, para um público que geralmente deixa seu e-mail em troca de algum benefício (um e-book, uma vídeo aula, etc)

O e-mail Marketing  permite que você envie conteúdo para pessoas que permitiram que você entrasse em contato com elas, através do e-mail que cadastraram com você.

No e-mail marketing você cria uma base de contatos que é sua, que é segmentada e que possui maior probabilidade de converter vendas.

Isso acontece porque, através do e-mail marketing, você vai poder se aproximar do seu potencial cliente e conduzi-lo pela jornada de compra.

O melhor serviço de e-mail Marketing do momento é o LeadLovers.

12- Marketing Multinível

Essa categoria de marketing uma é forma de vendas baseada na construção de uma rede de revendedores.

No marketing multinível, os vendedores recebem uma comissão pelos produtos que vendem e pelos produtos vendidos pelas pessoas que pertencem à rede.

Isso é legalizado no Brasil e uma forma totalmente honesta de se trabalhar onde todos os envolvidos crescem juntos.

Um exemplo de marca muito famosa que trabalha muito com o Marketing Multinivel é:  Mary Kay, Hinode, Aloha, etc.

Nesse tipo de marketing, a marca recruta vendedores para atrair outros vendedores e todos recebem comissão pelas próprias vendas e pelas vendas de quem for cadastrando.

Fique esperto para NÃO confundir “Marketing Multinivel” com esquemas de pirâmides. Esquemas de pirâmides não são legalizados aqui no Brasil.

13- Marketing B2B

O Marketing B2B (Business to Business) é a categoria de marketing que foca de negócio para negócio.

Nesse tipo de marketing, a empresa comercializa produtos ou serviços para outra empresa e direciona suas ações de marketing de maneira mais direta.

14-Marketing B2C

O marketing B2C (Business to Client) é o tipo de marketing que trabalha de negócio para cliente.

Ou seja, é o marketing com foco no cliente final e que busca atingir pessoas que estão dispostas a comprar o seu produto ou serviço.

Marketing B2C pode utilizar outras categorias de marketing  em conjunto como o marketing tradicional, digital, relacionamento, etc.

15- Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados é a categoria de marketing onde você promove um produto de uma determinada marca, através da divulgação de um link exclusivo seu. Acaso o cliente compre pelo seu link você recebe uma comissão pela venda realizada.

Esse é um dos tipos de marketing e bem interessante sendo excelente para produtores e afiliados, uma vez que ambos trabalham em parceria e todos crescem.

Para aprender a trabalhar com Marketing de afiliados, eu fiz um curso muito completo. Trata-se do melhor  curso de marketing Digital do mercado. Entre outras estratégias, com esse curso aprendi a trabalhar corretamente com o Marketing de afiliados. 

16- Marketing Pessoal

O objetivo principal dessa categoria de marketing é valorizar a imagem de uma pessoa, evidenciando suas características positivas, mostrando o que ela possui de melhor como profissional, por exemplo.

O marketing pessoal geralmente é usado com o objetivo de proporcionar oportunidades nas áreas profissional e pessoal

Esse tipo de marketing também é muito utilizado por políticos, principalmente quando ainda estão disputando uma campanha ou no Linkedin; (falando nisso, me segue lá!);  onde normalmente as pessoas estão ali procurando oportunidades de negócios!

17 – Marketing Promocional

O Marketing promocional tem o objetivo de incentivar o público-alvo a tomar uma decisão e, dessa forma, levar a pessoa a comprar.

Algumas ações de marketing promocional são:

  • Amostras grátis; – Aposto que você já recebeu uma amostra grátis, gostou e comprou posteriormente!
  • Sorteios; – Muito provavelmente você já gastou um pouquinho mais nas compras de um shopping por exemplo, apenas para que completasse o valor mínimo de compras para que você pudesse concorrer aquele sonhado carro!
  • Cupons de desconto – Você já deve ter ganho algum cupom de desconto e comprou pois viu uma vantagem legal!

18- Endomarketing

Eu costumo falar que é o famoso  “Marketing para dentro”.

O Endomarketing é a categoria de marketing onde as ações são direcionadas para os colaboradores dentro de uma empresa.

Nesse tipo de marketing, as empresas tratam seus próprios colaboradores como clientes.

O endomarketing termina atingindo o consumidor final, pois, a satisfação do cliente está diretamente relacionada com o atendimento que recebe.

Ele também visa aproximar todos os setores de uma empresa e mostrar o valor de cada colaborador, independentemente de sua função ou cargo (o endomarketing pode ser aplicado em treinamentos também).

Agora, o que vou te falar neste momento vai doer! Rs..

Quando sua empresa ‘’ presenteia você ” com uma rosa no dia da Mulher e sim, a gente fica sim feliz (eu pelo menos fico bem feliz! Rsrs) . Isso nada mais é do que uma ação inteligente de Endomarketing.

19- Marketing de Guerrilha

Marketing de guerrilha é a categoria de marketing que foca as suas ações em cutucar o seu maior concorrente, de maneira criativa e muitas vezes até engraçada, para chamar a atenção do cliente fazendo com que eles até interajam com as marcas.

O nome marketing de guerrilha é devido a essas campanhas criativas, onde uma marca “entra em guerra” com outra, utilizando abordagens do marketing tradicional, de forma ousada e criativa.

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Veja acima o famoso Burguer King fantasiado de MC Donalds para “assustar” seus clientes no Hallowen!

Veja outro exemplo das Gigantes Coca-Cola e Pepsi!

O primeira “peça de publicidade” mostra de maneira inteligente o espírito de competição que existe entre as duas marcas.  

A Pepsi Cutucou a a  Coca-Cola sugerindo no dia de Hallowen que  ser uma “Coca-cola” seria muito assustador!

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O segundo anúncio traz exatamente a mesma imagem (agora ssinada pela Coca),  porém com outra mensagem “Todo mundo quer ser um herói!” (tradução) .

È uma “disputa” empolgante, saldável e respeitosa até! Rs..

21- Marketing de Performance

O marketing de performance  é o de marketing que mensura o resultado ou desempenho das ações, campanhas ou eventos realizados.

As estratégias do marketing de performance analisam KPI’s (Key Performance Indicator) traduzindo seria indicadores chaves de desempenho,. Ou seja, analida dados, e medir a performance de uma campanha e das ações realizadas, para verificar o que está dando certo e o precisa ser modificado.

22- Vídeo Marketing

Muitas empresas utilizam o vídeo marketing para promover suas marcas.

Esse tipo de marketing é uma opção excelente para que em conjuntos com outras ações,  ilustrar tutoriais, transmissões ao vivo, entre outros.

23- Marketing de Nicho

Essa categorização de marketing trabalha com ações focadas a atingir um público específico.

Quando se direciona as suas ações para esse público, o publico no qual é atingido é menor, mas é muito provável que você converta esse publico em clientes!

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24- Marketing viral

O marketing viral é o tipo de marketing  marketing no qual o conteúdo se espalhe rapidamente para o maior número de pessoas possíveis.

Esse conteúdo pode ser produzido em diferentes formatos, como um vídeo, que é o formato mais acessado, pode ser uma imagem, um meme, enfim.

25- Marketing de Influência

A cada dia que se passa surgem mais e mais influenciadores digitais, cada um dentro do seu nicho de mercado.

As empresas estão cada dia mais de olho em quem possui poder de influenciar na decisão de compra das pessoas e, de acordo com o público ao qual deseja atingir.

As  marcas tem procurado esses influenciadores digitais para criar parcerias, oferecendo seus produtos,  serviços (que são as famosas permutas), em troca de divulgação. 

Vale lembrar que independente  do “tamanho do publico”, há empresas que inclusive pagam para serem divulgadas nestes perfis. Por se tratar de um publico muito “nichado”. Ou seja, mega valioso!

Conclusão

Espero que tenha gostado de conhecer apenas algumas das principais categorias de Marketing para que possa analisar quais categorias que mais se adequarão ao seu negócio. 

Como te falei anteriormente, você pode muito bem trabalhar com mais que uma. Integrando uma estratégia na outra. 

Te aconselho a  ir testando até você conseguir encontrar o que funciona melhor para o seu tipo de negócio ok?

Eu fico por aqui! Espero que tenha gostado! 

Forte Abraço!

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2 Comentários

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  1. Nossa Amanda, simplesmente amei o artigo. Simplificou alguns conteúdos que me deixaram confusa em sala de aula.

    • Olá Bruna!
      Fico muito feliz em poder ajudar!
      A minha intenção com o Blog aqui é trazer sempre conteúdos de valor e que realmente ajude! Obrigada pelo comentário e fique com Deus!