Copywrinting – Aprenda a Divulgar o seu negócio escrevendo textos vendedores e persuasivos.

Olá amigo empreendedor! Tudo bem?

Neste artigo, discutirei algumas razões pelas quais são importantes para dominar habilidades de Copyrwrinting. Um tema tão fascinante!

Aqui chamarei carinhosamente este termo de Copy (para facilitar o entendimento e escrita ok?!)

Primeiro você deve estar se perguntando – Amanda, o que é afinal Copywriting?

Copywriting ou Copy como combinei contigo que iria chamar, é uma palavra do inglês que não tem uma tradução especifica, mas podemos definir como: a arte de escrever de maneira persuasiva com o objetivo de convencer o leitor a praticar uma determinada ação esperada pelo copywriter (quem escreve a copy), como por exemplo, realizar uma compra. 

Diversas pessoas possuem dificuldade para escrever bons textos e a copy é  um tremendo desafio.  Muitas vezes, essas pessoas, nem sabem que o termo Copywriting existe. As vezes pratica a copy instintivamente (porém, na maioria dos casos, de maneira equivocada).

Seria fundamental que todo lojista, empreendedor, profissional de marketing ou vendedor, fossem bons copywriters. Porém, nem sempre isso acontece. Como falei anteriormente, muitas vezes o profissional nem conhece esse termo. Se conhecesse teria uma técnica poderosíssima nas mãos.

Segundo você deve saber que o Copywriter é o profissional responsável por escrever a copywriting.

Concluindo, esse profissional precisa conhecer totalmente as técnicas de copy, usando a escrita persuasiva para vender produtos e ou serviços. A pessoa que escreve a Copy deve ser capaz de criar todo tipo de comunicação persuasiva para obter sucesso no seu objetivo final.

Portanto, se você tem um negócio (seja digital ou físico – ou os dois, rs…)  Você precisa dominar técnicas de Copywriting!

Esse tema tem me prendido  há anos. E é ele que me faz aprofundar cada dia mais na área de Comunicação,  Empreendedorismo e Marketing Digital. Está tudo muito interligado.

Vamos lá então?

 

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Em primeiro lugar, antes de seguir com esse artigo, preciso te falar do treinamento Fórmula Negócio Online, que é o treinamento mais recomendado para quem quer montar ou digitalizar um negócio  totalmente do zero (mesmo não sabendo nada sobre programação, mesmo não entendendo nada sobre marketing digital).

Em segundo lugar, quero te falar que agora dentro desse treinamento incrível há um Curso Extra, o Copywriting Expert, que é sem dúvida nenhuma o melhor treinamento de Copywriting do momento.

Concluindo, ao adquirir o Fórmula Negócio Online, você leva gratuitamente este treinamento extra, que está imperdível! Eu mesma fiz e posso dizer que foi um dos melhores treinamentos que já fiz no sentido de comunicação e marketing digital, treinamento que pega na mão. Clique a clique.

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Como e onde um Copywriter pode trabalhar.

Imagino que depois de ter lido o que escrevi até aqui, você  já percebeu o quanto  o copywriting é importante para o sucesso em seu negócio.

Acaso você  não domine essas  técnicas, certamente o caminho para o sucesso será muito mais difícil. Então, vamos facilitar esse caminho não é mesmo!

Todo mundo está cada vez mais “de saco cheio” de anúncios e propagandas oferecendo algum produto de forma direta e forçada, sempre interrompendo o leitor ou telespectador. 

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Além disso, essa técnica de praticamente “esfregar cara”  uma oferta, geralmente convence poucas pessoas a comprar. Na maioria dos casos apenas deixa a pessoa do outro lado “trancada” para a mensagem ou muitas vezes te achando um vendedor chato.

Por isso que um texto bem elaborado, com técnicas de copy, tem o poder de atrair e convencer pessoas. Jornalistas por exemplo, usam o tempo todo técnicas de copy.  

Então, se as técnicas de copy têm o poder de impulsionar as suas vendas, é essencial que você aprenda como fazer

Vou ter dar algumas ideias a seguir.

Alguns exemplos de copy para vender ideias, produtos ou serviços.

Mensagem Direta

São Copy (mensagens) que vão direto ao ponto:

Exemplo: “ Curso de bolos no pote por R$100,00 ” – Normalmente mensagens diretas são eficazes para anúncios nos sites de buscas como o Google.

São eficazes pois a pessoa que clica sabe o que vai comprar e por quanto vai comprar – ou seja, mensagem direta ao ponto. Assim você que anunciou não precisa gastar dinheiro com anuncio com pessoas curiosas que não vão comprar. Se você tiver vontade, posso escrever outro artigo que fala apenas sobre formas de anunciar no Google. Deixe seu interesse nos comentários ou me chame no instagram e me fale que veio pelo blog falando sobre seu interesse em Google ADS.

Mensagem Indireta

Tratam-se de textos que foram elaborados com o objetivo de despertar curiosidade no leitor.

Exemplo: “ Vai perder isso? ”ou “ Tudo revelado!” ou ainda “o segredo dos bolos no pote”.

Ajudar a fazer

Esse é um dos modelos de copy dos mais poderosos para o marketing digital e pode ser usado de maneira variada.

Exemplo: “Aprenda comigo como fazer bolos no pote…”

Pergunte ao Público

É o tipo de copy que fazem uma pergunta sobre algo que o seu público-alvo tenha interesse.

Exemplo: “ Você sabe como fazer bolos no pote? ” – “Você sabe fazer delineado gatinho?” – Muitas blogueiras de maquiagem usam essa! Rs..

Noticias

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São textos escritos  que passam a ideia de novidades relacionadas ao seu público-alvo.

Exemplo: “ Lançamento do novo bolo no pote com recheio que explode na boca” ou ainda “lançamento do rímel que fortifica a sobrancelha”.

Chamada para Ação

São as formas que você se comunica e expressam uma ordem ao leitor, utilizando os verbos no imperativo.

Exemplo: “ Faça isso ou…” “Clique aqui” ou ainda para os ousados rsrs.. “não clique aqui” – Ai é que as pessoas vão clicar! Rsrs..

Prova Social

É o formato de mensagem que possui um testemunho de alguém falando algo sobre o produto ou serviço que você promove.

Exemplo: “Meus cabelos estão muito mais macios com o produto X” – Normalmente blogueiros de beleza  usam muito esse tipo de Copy. Elas provam que o produto X ou Y é bom! Usando e mostrando os benefícios e as vantagens deste produto.

Este modelo de copywriting  tem como objetivo prender a atenção encaminhando-o até a chamada para ação.

Vale lembrar que uma copy pode ser usada atrelada a outra. Sempre com muita estratégia e sem exageros.

Dicas extras - Elementos de um copywriting com foco na conversão de Vendas (para varejistas).

Um copywriting com foco na conversão de vendas deve conter alguns elementos básicos. 

Para que a sua copy cumpra o objetivo que você deseja, você pode combinar alguns desses elementos, (volto a falar, sem exagero.) Para não ficar mecânico. Seguem:

  • Urgência;
  • Conexão;
  • Exclusividade;
  • Chamada para Ação.

É claro que há muito mais elementos, quero te mostrar apenas algumas, para não estender muito este artigo! Tudo bem?

Urgência

A urgência é o elemento principal de um copywriting irresistível, pois o seu maior objetivo é chamar a atenção do público-alvo, despertar a sua curiosidade e induzi-lo a realizar uma ação rápida.

Exemplo:

“Descubra agora mesmo o segredo para… “ ou “não perca termpo, é só hoje”.

Conexão

Você pode utilizar esse elemento para criar uma ligação emocional entre você e o leitor do seu copywriting, mostrando e ajudando ele a atingir um determinado objetivo que você atingiu.

Exemplo:

“Empreendedor ensina como conseguiu atingir 10 milhões no faturamento atual de sua empresa”.

Essa copy é uma das mais bacanas pois humaniza o seu negócio. Faz com que o seu cliente veja que é uma pessoa e não uma máquina que está lá do outro lado.

A empatia aqui é despertada. 

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Exclusividade

Mostre para o seu público-alvo, através do copywriting, que o seu produto ou serviço não é tão fácil de encontrar em outro lugar.

Deixe claro que, comprando o seu produto, ele estará adquirindo algo exclusivo.

Exemplo caso você seja um vendedor de uma loja:

“Se você adquirir essa calça comigo, apenas comigo você terá uma consultoria gratuita de combinações de moda para usar essa calça. ”

O grande segredo é mostrar como você é diferente fazendo aquilo que faz.

– Mas Amanda, tem um monte de gente fazendo a mesma coisa.

Eu te digo que sim querido leitor! Mas cada um tem a sua própria essência. Uma pessoa é diferente da outra e apesar de ter várias pessoas fazendo a mesma coisa, cabe a você conquistar o seu cliente.

Chamada para Ação

Esse elemento é utilizado na copy para deixar claro o que você quer que o visitante faça determinada tarefa. Esse elemento, ajuda e muito a aumentar a sua taxa de conversão.

Exemplo: “ Clique aqui e descubra isso isso e isso…”

Alguns gatilhos mentais que o copywriting é capaz de Ativar.

saiba como utilizar gatilhos mentais - Copywrinting – Aprenda a Divulgar o seu negócio escrevendo textos vendedores e persuasivos.

Gatilhos mentais são estruturas da mente que são ativadas a partir de um estímulo  e que fazem com que uma pessoa tome uma decisão rapidamente, por isso são tão eficientes quando aplicados ao Copy.

A seguir, vou deixar uma lista com apenas alguns dos inúmeros gatilhos mentais que conheço que você pode utilizar em suas estratégias de vendas. Veja:

  • Reciprocidade;
  • Escassez;
  • Prova social;
  • Comprometimento

Gatilho mental da reciprocidade (retribuição)

Nós, seres humanos normais, temos a tendência de querer retribuir quando alguém nos oferece algo que tem valor para nós.

Essa tendência é natural do ser humano e, por isso, o gatilho mental da retribuição é tão poderoso e eficaz.

Quando por exemplo, você entra numa loja, o vendedor é tão bacana com você, descendo todo o estoque, respondendo de forma a ajudar acolhedora ao ponto de sanar todos os seus questionamentos, é natural você se sentir na “obrigação” de retribuir o seu gesto comprando na loja onde este vendedor trabalha não é mesmo?

Já aconteceu várias vezes comigo!  Muitas vezes eu entro na loja para dar aquela famosa “olhadinha” ou ainda quero comprar apenas “uma blusinha” e  termina saindo carregada de coisas! Só pelo fato de você receber um atendimento perfeito na loja. Rsrs.. é natural, somos seres humanos e a tendência é retribuir mesmo.

Até eu que conheço bem as técnicas, caio nelas! Isso por que sou um ser humano de carne e osso! Assim como você.

E não esta errado retribuir! pelo contrario, está totalmente correto. Com esse exemplo eu quis apenas deixar claro aqui o que acontece com a nossa “caixola”. rs..

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Gatilho mental da Prova Social (trago polêmicas)

O ser humano tende a tomar decisões baseadas na atitude de outros seres humanos. Isso é completamente normal!

Nós temos a necessidade de pertencer a um grupo com o qual nos identificamos e é por isso que esse gatilho funciona.

Um exemplo bem claro é quando os bares e baladas pagam para várias pessoas ficarem na fila, pois, como estratégia que usa o gatilho mental da prova social. As pessoas que estão passando podem pensar “nossa, esse lugar deve ser bom” e terminam escolhendo esse lugar, pois a mente vai indicar que se está cheio é melhor! E se está vazio não é bom!

Te choquei amigo?!  Esqueci de falar que poderia doer! Rs.. sim! Isso acontece! É muito comum!

Eu mesma já fui chamada várias vezes para ficar de graça em camarote de balada! Sim! Não foi uma vez só não. Aposto que você também já deve ter sido chamado e nem se tocou que aquilo nada mais era uma estratégia de “prova social” da balada.

Quando nós entendemos as coisas que acontecem a nossa volta, parece que a nossa cabeça explode né?

Esse gatilho mental é muito usado no mercado da moda ou no mercado de alimentação, por exemplo. Mas nada impede que você analise para o seu modelo de negócio e aplique.

Sete erros que todo copywriter deve evitar

Aqui eu separei alguns dos erros mais cometidos em uma copy  para que você como copywriter fique atento e evite:

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1 - Conteúdo Pobre

Um conteúdo pobre é um dos principais motivos de uma copy ruim. Não publique conteúdo irrelevante ou com informações evasivas a respeito do trabalho no qual você realiza.

Para você conseguir vender o seu produto é necessário criar um texto coerente, bem escrito e relevante para o seu cliente.

Se você não possui habilidade ou não dispõe de tempo suficiente para dar atenção à sua copy, contrate um especialista no assunto e contrate também alguém para revisar os seus textos.

2 - Não conquistar a confiança do público

De nada adianta criar um conteúdo rico em informações e de excelente qualidade se você ou o produto que você promove não transmitir confiança e credibilidade ao seu público-alvo. Se prometeu, cumpra. 

3 - Usar vocabulário de difícil compreensão ou muito técnico para parecer mais inteligente

 Apesar de que em muitos segmentos seja necessário utilizar um vocabulário mais técnico, você não precisa usar e abusar deles para parecer mais entendido ou inteligente no assunto. As pessoas que te acompanham nem sempre estão  familiarizada com os termos, principalmente o público mais recente, que está começando a te acompanhar.

Tenha respeito por essas pessoas e simplifique ao máximo o seu vocabulário.  Nem sempre tudo que você sabe, sua audiência sabe também. Então recomendo que exemplifique  ao máximo a sua comunicação.

4 - Não falar sobre os benefícios do produto ou serviço

É um erro falar de todas as características do produto ou serviço que você está promovendo e esquecer de falar dos benefícios que ele oferece para o potencial cliente.

As pessoas não estão interessadas nas características do seu produto, mas sim em resolver o problema que elas possuem. Palavras rotineiras tornam o seu texto agradável de ler!

5 - Não ir direto ao ponto

Outro erro bastante comum entre os empreendedores de plantão é tentar criar uma copy que dá diversas voltas e não transmite a mensagem.

Crie um copywriting que entregue o que promete, sem enrolar tanto.

6 - Não revisar a Copy

A sua imagem pode ser prejudicada por causa de erros que você deixou passar por falta de revisão. Se não deu tempo de revisar, melhor não publicar, ok?

7- Abusar muito da Chamada para Ação

 É um erro pensar que utilizar, de maneira excessiva, termos como “Clique aqui”, “Acesse este site”, “Compre agora”, etc., vai convencer o público a comprar o produto ou serviço que você está promovendo. Muito pelo contrário.

As pessoas não gostam disso e simplesmente deixam de comprar o seu produto que muitas vezes até é bom, simplesmente por estarem irritadas.

Conclusão

Bom, agora que você já entendeu o que é um copywriting, qual a importância que ele tem para o sucesso do seu negócio e como aplicar algumas das técnicas em seu conteúdo, recomendo fortemente que você comece a trabalhar essa “arte de escrever textos que vendem” agora mesmo. 

Confesso que quanto mais estudo sobre isso (comunicação, marketing e empreendedorismo) mais isso tudo me fascina e mais tenho certeza que farei isso o resto da minha vida! Já te falei que “me encontrei ainda mais” com esse blog aqui né?!

Enfim, espero que use todas as dicas dadas aqui para atrair e conquistar a confiança dos seus cliente.

Ufa! Este artigo  ficou muito grande, isso foi por que eu dei uma bela resumida nas técnicas!

Apesar de ter ficado extenso, está muito longe de esgotar o assunto sobre copywriting, pois esse é um tema muitissimo extenso. Com diversas sacadas.

Espero que com ele eu tenha te ajudado e contribuído um pouquinho em sua jornada empreendedora!

 Fique com Deus e

Até o próximo artigo!

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2 Comentários

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    • Olá Cristiano! Tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu comentário!
      Fico bastante feliz em saber sua visão!
      Apesar de estar bem resumido, está bem longe de esgotar o assunto e como falei o Formula Negócio Online, que é o treinamento mais recomendado do momento para quem quer montar o seu negócio digital, tem dentro dele um treinamento extra que é o Copy Expert.
      Ao adquirir o Fórmula Negócio Online, você leva gratuitamente este treinamento extra, que está imperdível!
      Clique Aqui para ver uma aula gratuita do Formula Negócio Online e conhecer mais sobre o que estou falando! Forte abraço!